acrescimento

ou a sabedoria do caracol

“Decrescimento: uma proposta polémica?”

Ontem foi dia de “dois em um”:

  • uma sessão com a discussão da teoria, com a apresentação do projeto do decrescimento por parte de Serge Latouche “himself”, na Gulbenkian;
  • uma sessão com a apresentação do caso prático de um país que se encontra atualmente a repensar o seu futuro: a Islândia.

Quanto à segunda, é tema suficiente para um artigo à parte deste, em que darei conta da digestão do que vi e ouvi no documentário “The Future of Hope” apresentado num ciclo que agora começa no Nimas.

Quanto à primeira… que mais dizer sobre Serge Latouche que não se encontre já espelhado nas diversas citações que se podem encontrar neste blog sobre a sua obra? Só mesmo estando lá…

Excelente comunicador, explanando as ideias de um modo muito assertivo, trouxe a Portugal, a meu ver, mais um contributo para a lenta mas necessária revolução na sociedade em prol de uma esperança no futuro.

Utópico? Assim pode parecer a alguns (senão à maioria…).

Mas eu acredito que o grau de concretização desta utopia depende da escala a que se pensa. E se, hoje, essa escala é pequena, revelando-se ao nível individual ou de um pequeno conjunto de indivíduos, com a divulgação das ideias do decrescimento (ou melhor, do acrescimento) de um modo construtivamente sereno e pacientemente persistente, a escala irá certamente alargar-se.

Para chegar onde? Considero-me uma privilegiada se conseguir vislumbrar uma resposta durante o meu tempo de vida.

E termino com um mote baseado numa frase que Latouche citou (infelizmente não me lembro de quem): há que temperar o pessimismo resultante do conhecimento da realidade atual com o otimismo da boa vontade e da força de vontade.

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: