acrescimento

ou a sabedoria do caracol

Agricultura: Plástico Biodegradável

PlasticoBiodeg

Ora aí está uma boa notícia: mais uma gota para o oceano da mudança.

E é sempre bom saber que há projetos (portugueses!) que se dedicam a aplicar o conhecimento e a tecnologia atuais na criação de novos materiais biodegradáveis, substituindo materiais à base de petróleo, sem prejuízo do objetivo final da aplicação e adaptando-os às necessidades locais.

Agora (só…) resta a divulgação, a mentalização e a opção consciente: mesmo que com alguns custos adicionais hoje em dia, há que acreditar que isto é o futuro.

“Um dos objectivos centrais do projecto é quebrar as barreiras comerciais ao plástico biodegradável, que responde actualmente por apenas 1% do total utilizado na agricultura. “Até agora, não se conseguiu impor, porque está pouco divulgado”, diz Paulo Azevedo. Um dos problemas é o preço, dado que as matérias-primas são mais caras do que o petróleo. O director-geral da Silvex chama a atenção, porém, para a existência de uma comparticipação de um terço dos custos com os plásticos biodegradáveis, numa linha de apoio europeia dirigida a organizações de produtores.”

Para ler o artigo inteiro, ver aqui.

Anúncios

1 Comentário»

  acrescimento wrote @

Mais uma achega: um artigo mais “compostinho” relativo à mesma notícia: http://p3.publico.pt/actualidade/ciencia/7976/cientistas-criam-plastico-biodegradavel-para-agricultura


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: