acrescimento

ou a sabedoria do caracol

«You mean you have to use your brain?»

Brain“A dependência das tecnologias é cada vez maior e ninguém parece minimamente preocupado com o estado de cativeiro em que paulatinamente nos vamos colocando.”, escreve Alexandre Guerreiro na Revista Papel.

As novas tecnologias e o modo como elas se vão apoderando do ser humano é um tema deveras assustador.

Há quem pense que faz parte da evolução, mas até que ponto isso não é apenas um argumento de quem se encontra fascinado por algo que não revela o seu verdadeiro efeito no espaço de uma ou duas gerações?

Eu cá acho (e chamem-me retrógrada ou prima do “Velho do Restelo”, que não me importo) que não se deve brincar com o que nos foi dado pela Natureza na nossa evolução natural como seres humanos: onde está o limite entre proporcionar uma melhoria de qualidade de vida a quem não a tem por questões relacionadas com a saúde e proporcionar ferramentas (seja para o “trabalho” seja para o laser) que diminuem a capacidade de ser humano?

“No fundo, a estratégia para normalizar a desumanização é sempre a mesma: primeiro dá-se-lhe um ar cool e pacífico; depois torna-se viral quando meia dúzia de celebridades usam estes instrumentos. Como uma parte significativa dos consumidores são bovinos e seguem modas e tendências incondicionalmente, apenas se preocuparão se alguém repara quão modernos eles são.”

O artigo aflora a cada vez maior tendência para transformar o ser humano “numa espécie de cyborg”. E remata:

“E, afinal, que melhor maneira de alguém difundir mensagens, sobretudo políticas, sem qualquer tipo de oposição e sem necessidade de fundamentação, senão através do controlo cerebral de alguém e ao simples alcance de um format c:\ e de um c:\brain\ideais_e_valores\install_programa_eleitoral.exe ?”

Isto é algo transversal a 3 R: Reavaliar, Reconceptualizar e, claro está, Reduzir.

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: