acrescimento

ou a sabedoria do caracol

Será?

global economic crisis *

Nomes como Robert J Gordon (Prof., Northeastern University, EUA), Stephen D. King (Economista, Grupo HSBC, EUA), Jeremy Grantham (investidor “lendário”, Grantham Mayo van Otterloo, Reino Unido), confesso, não me dizem nada.

Mas constam de um artigo de Nafeez Ahmed (Dr., Institute for Policy Research & Development, Reino Unido) na edição online do jornal The Guardian intitulado “Economistas prevêem o fim do crescimento” e com o (chocante?) subtítulo “O crescimento ilimitado do PIB acaba à medida que entramos numa nova era de escassez de recursos – precisamos de transição para uma nova economia.”

Neste artigo pode-se ler, entre muitos números, estatísticas, previsões e citações, o seguinte:

“A atual instabilidade no sistema económico e financeiro mundial tem raízes numa crise ambiental e de recursos mais profunda”.

“A nossa economia global, imprudente na utilização de todos os recursos e sistemas naturais, mostra muitos dos indicadores de falha potencial que derrubaram tantas civilizações antes de nós.”

Será que estamos perante uma das pequenas pontas de um tímido reconhecimento “oficial” do “princípio do fim”? Afinal de contas, trata-se do “The Guardian”…

Ou será mais um foguinho de palha rapidamente abafado até que não dê mais para se esconder a aridez a que nos leva o conceito de “crescimento sustentável”?

* Fotografia: Andy Rain/EPA, retirada do artigo consultado.

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: