acrescimento

ou a sabedoria do caracol

“Quem é estúpido?”

FukuokaSan_Capa“Partindo do princípio de que curar a terra e purificar o espírito humano são a mesma coisa, A Revolução de Uma Palha tem por objectivo mudar as nossas atitudes para com a Natureza, a agricultura, a alimentação e a saúde física e espiritual”.

Esta é a conclusão que aparece na contracapa do livro que, ao mesmo tempo, resume a obra escrita em 1975 por Masanobu Fukuoka, nascido no Japão em 1913 e considerado hoje em dia “um dos pioneiros da agricultura sustentável”.

Não é um livro fácil. Desde logo, pelo modo como é escrito – nas “Notas de Tradução”, está referido o desafio que constituiu a edição desta obra no ocidente, não só pelas subtilezas da língua japonesa, mas também, e talvez principalmente, pelas dificuldades em expressar toda a experiência pessoal e o percurso interior que o autor pretende transmitir, sem atropelar as subtilezas do contexto cultural próprio da obra original.

Centra-se no tema da agricultura mas, intencionalmente, espraia-se por diversos outros assuntos de um modo aparentemente desorganizado e pouco habitual para o comum dos leitores no ocidente (ver índice aqui).

“Se não fizéssemos absolutamente nada, o mundo não poderia continuar a girar. O que seria do mundo sem desenvolvimento?”
“Que necessidade existe em desenvolver? Se o crescimento económico subir de 5% para 10%, a felicidade duplica? Que mal há numa taxa de crescimento de 0%? Não é um tipo de economia assaz estável? Poderá haver algo melhor do que viver simplesmente e sem complicações?” *

Este revelou-se um livro surpreendente e desafiante, cuja descoberta não termina na primeira leitura. Por isto regressarei a ele.

* – Citação do subcapítulo que dá nome a este artigo – “Quem é estúpido?”, pág. 152.

FukuokaSan_Traducao

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: