acrescimento

ou a sabedoria do caracol

Prioridades na tecnologia

Keyboard

Espero ter conseguido transmitir neste meu blogue, ao longo do tempo, que a ideia de decrescimento (acrescimento, como gosto de lhe chamar) não é um parar no tempo ou um voltar atrás negando tudo o que advém da dita “sociedade moderna”. Acredito que teremos um mundo melhor se, ao conceito de não-crescimento, juntarmos o de aproveitamento das coisas boas que o Homem vai descobrindo e inventando.

Mas uma parte da comunidade que se dedica a criar a tecnologia de hoje em dia tem objetivos que não passam por criar um mundo melhor. Esta é a ideia de um artigo que li aqui e cuja introdução diz (quase) tudo:

« Cole Peters, um designer canadiano, emitiu um documento chamado “First Things First Manifesto 2014”  de modo a ajudar a focalizar a comunidade tecnológica num trabalho com significado. No manifesto, Peters desafia designers, empreendedores, tecnólogos e outros agentes de comunicação para reorientar as prioridades “em favor de formas mais duradouras e democráticas de comunicação.”

Os signatários do Manifesto concordam com uma mudança de mentalidades relativamente aos modelos do lucro e das corporações em detrimento das pessoas, de modo a trabalhar para “a exploração e produção de um trabalho mais humilde, significativo, e com impacto cultural benéfico.” »

Vamos lá a investir em meios tecnológicos que contribuam para um futuro mais risonho 🙂

 

(Imagem de topo retirada do artigo “Manifesto Urges Techies to Prioritize Meaningful Work”, mencionado no texto)

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: