acrescimento

ou a sabedoria do caracol

Sementes para debate

Não é de todo minha intenção politizar este blogue, associar as minhas ideias deliberadamente a este ou aquele partido político e muito menos fazer campanha política.

No entanto, e por muito que concorde com o que o Sr. Serge Latouche diz sobre a possibilidade de partidarização das ideias do decrescimento (aqui), não posso deixar de referir aqui uma entrevista que vi e ouvi ontem na televisão, a propósito das eleições europeias deste ano.

Nela houve duas surpresas agradáveis para mim: desde logo, a intervenção do Orlando Figueiredo, a quem saúdo, pela assertividade do seu discurso e pela forma como, do meu ponto de vista, conseguiu transmitir a ideia do programa político do seu partido sem se deixar cair nas malhas da vitimização ou da agressividade infelizmente tão habitual em pessoas que defendem ideias fora (ou, mais correntemente, contra) o atual sistema. E, acima de tudo, por conferir a essas mesmas ideias uma exequibilidade tão difícil de trazer à tona no mar de inércia instalado no “main stream” do pensamento de hoje em dia.

Depois, a jornalista: não é fácil encontrar alguém nesta profissão com a inteligência emotiva e a imparcialidade demonstrada ao longo da entrevista. De facto, Ana Lourenço conseguiu fazer as perguntas certas para, no tempo certo, encaminhar o discurso do seu interlocutor de um modo sereno, deixando-o expor as suas ideias sem o atropelar.

Os meus parabéns por estes 11 minutos de esclarecimentos e pequeno debate de grandes ideias. Quanto ao tema em si, espero sinceramente que haja mais debates com conteúdos sérios sobre alternativas ao sistema político e económico instalado.

Uma janela para o futuro… (?)

Fica o registo. Cada um que avalie por si.

EdicaoNoiteSIC

Anúncios

1 Comentário»

  Orlando Figueiredo wrote @

Boa tarde. Gostava de entrar em contacto com o autor desta mensagem. O meu email é orlandofigueiredo@pensatempos.net. Aproveito para deixar o endereço do meu blogue no wordpress: http://www.penstaempos.net.
Um abraço,
Orlando Figueiredo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: