acrescimento

ou a sabedoria do caracol

A resiliência: par-a-par.

Resiliencia

Peer-to-peer é uma expressão que, para além do significado informático, tem um significado que se relaciona com as temáticas que vou abordando. Segundo www.infopedia.pt, “diz-se do que é realizado diretamente, sem intermediários, entre duas pessoas ou entidades“.

Esta expressão apareceu-me num artigo que li a propósito da transição do presente sistema económico para um “sistema de produção que sirva de alternativa ao capitalismo industrial“.

O entrevistado, Michel Bauwens (ver a página da P2P Foundation aqui) refere, em resposta a uma pergunta que indaga acerca da velocidade com que a transição se está a fazer, algo que me parece muitíssimo adequado à ânsia com que todos vivemos hoje em dia.

Diz ele que é um assunto que se deve “…apressar lentamente. É claro que a transição para uma economia sustentável pós-capitalista, não vai acontecer da noite para o dia, nem mesmo em alguns anos. É um processo longo. (…) pode dar uma impressão de uma relativa estagnação, mas eu não me preocupo muito. Porque esta é uma grande crise, ecológica, social e económica, iminente no horizonte. O desafio é estar pronto quando ela irromper, provavelmente por volta de 2030. “

Os projetos em estudo, instalados em base peer-to-peer, diz, são”…ainda pequenos e, sim, muito poucos. Nos próximos anos, aqueles que ainda são apenas as sementes desta transição terão que desenvolver um ecossistema estável, a fim de iniciar um movimento real.”

E é isto. Semear de forma consistente, saber esperar e, acima de tudo, não desistir 🙂

 

 

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: