acrescimento

ou a sabedoria do caracol

A (nova) agricultura

NovosAgricultores_TVI24

Programa “A caminho das legislativas”, na TVI 24 de 25 de junho passado.

Destaco a participação de Alfredo Sendim, agricultor há 25 anos, empresário da agricultura biológica na Herdade do Freixo.

Diz ele que “…nós devemos ter a capacidade de perceber que há muito mais para além da competitividade (como é vista neste momento) e das exportações (…) um agricultor (…) hoje e sempre, quer queira quer não queira, gere, se quiser fazê-lo de uma forma responsável, um conjunto enorme de variáveis, onde passam questões como o emprego, como a saúde das populações, como a gestão dos solos (…), da água, da biodiversidade, das emissões de carbono, enfim, uma panóplia muito grande de coisas que hoje, em grande medida, não estão bem equacionadas no nosso modelo económico.”

“De facto, hoje, conseguirmos seguir um modelo agrícola e florestal que seja compatível com o nosso planeta, com a sua realidade, não é fácil, em termos económicos, mas é possível. (…) Devemos construir uma agricultura que beneficie os agricultores, obviamente, porque senão não temos estes agentes económicos, mas que essencialmente beneficie o país e beneficie os cidadãos todos desse país. E estamos longe de o conseguir.”.

A opinião de Francisco Avillez, professor de economia e política agrícola, converge nesta conclusão, e ele refere 3 pontos em que temos necessariamente de agir se queremos conseguir melhorar esta vertente económica em Portugal:

  • a organização dos agricultores (é um facto que, em termos associativos e de comunidade, Portugal deixa muito a desejar);
  • aquisição de conhecimento e sua transferência (aqui abstenho-me de me alongar);
  • sermos mais seletivos nos apoios públicos na agricultura (e gostei quando ele diz que os apoios e os incentivos são para isso mesmo: apoiar e incentivar. Não devem ser considerados como meros “subsídios”).

Deixo o link para o programa na íntegra (cerca de 39 min) aqui.

 

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: